Dia 11 de julho de 2007 começou o ano letivo na UFMA para os calouros de 2007. Lá estava eu, procurando me encontrar naquele período ímpar de efervescência política do movimento estudantil. Seis dias antes, a reitoria da UFMA havia sido ocupada por estudantes de cerca de 17 entidades estudantis, para-estudantis e movimentos sociais.
A ocupação, ocorrida na gestão do prof. Fernando Ramos, durou oito dias. Na aula inaugural, dia 8 de julho, no Auditório Central, lá estava Jorge Serejo, integrante do DCE, esclarecendo aos calouros o motivo da manifestação e tentando atrair mais estudantes para sua causa. No primeiro dia de aula, um representante também foi enviado para tentar persuadir os calouros de Comunicação. É... não deu certo.
Muito tempo se passou desde o episódio, e até agora pouco foi esclarecido sobre ele. Por isso, a partir de hoje, o Nhoque Nhoque publicará uma série de artigos procurando desvendar todas as falácias a cerca daquela que foi conhecida por seus integrantes como uma das maiores vitórias do movimento estudantil da história da UFMA.
Iniciamos a série publicando o vídeo das das primeiras ações do movimento, seus planos, ideais e motivações. E continuaremos, em outras postagens, apresentando fatos referentes ao episódio e seu impacto em nossa universidade.
Por enquanto, o vídeo e os comentários deixados para ele no Youtube.
1.Vocês brincam de revolução como qualquer estudante de classe média. QUE SE OCUPE DE FATO E DE DIREITO UMA REITORIA. NÃO PARA IMITAR O QUE FIZERAM NA USP. E olha que nem souberam imitar direito.
2.Vocês não sabem conquistar a adesão do povo (que tanto defendem), um exemplo é dar aula para cursinhos na periferia. Quantos de vocês dão aula de graça? (estão sempre atrás da grana como qualquer capitalista) NUNCA SE ESQUEÇAM TODOS NÓS SOMOS CAPITALISTAS!
3."SETORES REACIONÁRIOS QUE NÃO CONCORDAM COM AS LUTAS", quer dizer alguém não concorda com você ele é, portanto, reacionário. CADÊ A TÃO MENCIONDA DEMOCRACIA QUE VOCÊS APREGOAM TANTO? A maioria desses "revolucionários" deixam a Faculdade (isso quando deixam) e simplesmente esquecem (como mágica) os ideais.
4.Protestar é válido, principalmente quando não se concorda com o modelo vigente de gestão. Porém, depredar o Patrimônio público, proibir outras pessoas de exercerem o direito de ir e vir...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Excelente idéia relembrar tal episódio...
Bom que se relembre antes que tais setores reescrevam a história a seu bel-prazer...
Alguns comentários:
- A ocupação foi excelente para reviver alguns membros do combalido DCE, como Jorge Cerejo, Denize PSOL, Pollyana... Estes membros após a eleição nunca nem pisaram no DCE, e pasmem Pollyana é coordenadora geral do DCE...
- A ocupação terminou após 8 dias, nenhuma das pautas requiridas na ocupação foi cumprida, mas alardea-se que foi a maior vitória do ME da UFMA...
- No mesmo dia que se desocupou a reitoria, o reitor Fernando Ramos distribui uma carta pelo Campu esculachando o ME e os "baderneiros" que ocupavam a Reitoria...
- A reunião com a Reitoria foi a portas fechadas (pq tanto segredo?)
- Um mês depois da ocupação da ocupação o DCE ganhou de brinde um õnibus para ir para o CONUNE em Brasília, foi-se de tudo: parentes, amigos, militantes do PSOL do Pará... Será que o ônibus foi parte do acordo da desocupação?
Realmente foi a maior vitória do Movimento Estudantil da UFMA...
Postar um comentário