Com alguma sorte, estaremos livres de Lula em:

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Crimes sem punição: isso te lembra alguma coisa?


O que aconteceria se surgisse no Brasil um movimento pró-pedofilia? Ou um movimento pró-incesto? Terrível, não? Abominável. Mas o que dizer de um movimento pró-maconha? Ele já existe. E tem até um blog.

É crime fazer apologia da maconha. Eles mesmos admitem isso. Segundo os integrantes do Coletivo da Marcha da Maconha, "sua inteção não é fazer apologia da maconha, mas apenas esclarecer a população". E esclarecem dessa forma:

Neste exato momento milhares de pessoas estão fumando em toda parte e, se a polícia fosse se dedicar a todas elas, não teria tempo para cuidar de nenhum outro crime, dos verdadeiros crimes, daqueles dignos desse termo: assassinatos, roubos, estupros, corrupção, seqüestros, violência. Sabe-se que a polícia perde um tempo enorme desde a detenção de uma pessoa com maconha - às vezes apenas com um simples baseado ou bagana -, até terminar de preencher toda a papelada na delegacia para que o "maconheiro"? compareça mais tarde ao juizado – que por sua vez tem coisas mais urgentes pra julgar.


Segundo a lógica do autor desta belíssima argumentação, que só podia ser mesmo a argumentação de alguém com os sentidos já alterados belo uso de drogas, não devemos julgar alguém por um crime quando se tem coisa melhor para fazer. "O cara tá só queimando um baseado, morô, deixa ele em paz, chefia!". Preencher papelada na delegacia é chato? Ele deve saber...

Fazer apologia à maconha é crime. Cosumi-la também. Pessoas que são autuadas portando a droga, mesmo que seja só para o consumo, devem: receber advertência, ser encaminhadas a um juìzado e prestar serviços comunitários. É crime. E deve ser punido. Ainda acho que nossa legislação é transigente demais com quem financia o tráfico. E se ele só teve que preencher uma "papelada", ela não foi devidamente aplicada. Talvez porque o juiz tinha coisa melhor para fazer.

A liberdade de expressão tem limites. Os limites da ética e da lei. Se atos como esses não forem reprimidos, não vai demorar muito para que apareçam no Brasil movimentos pró-terrorismo. Ou até uma Marcha da Pedofilia.

Nenhum comentário: