Com alguma sorte, estaremos livres de Lula em:

sábado, 12 de abril de 2008

A democracia... deles


O Centro de Mídia Independente se considera um site democrático. Na página “sobre o CMI”, ele diz: “A estrutura do site na internet permite que qualquer pessoa disponibilize textos, vídeos, sons e imagens tornando-se um meio democrático e descentralizado de difusão de informações”. É sempre assim. Eles sempre dão uma de bons moços para depois mostrarem suas garrinhas vermelhas.

Um pressuposto para que sejam realmente “uma alternativa consistente à mídia empresarial que frequentemente distorce fatos e apresenta interpretações de acordo com os interesses das elites econômicas, sociais e culturais” é que eles, ao contrário da “mídia empresarial”, não distorçam os fatos. E, para serem de fato independentes, não devem defender os interesses de nenhum grupo ou permitir que se defendam democraticamente todos os grupos. Porém, o que fazem é justamente o contrário. Na política editorial do site, eles se definem como “anticapitalistas”, que, além de estar grafado incorretamente, revela que seu compromisso não é com a “autonomia” ou com a “independência”, e sim com os movimentos sociais que assim como eles também são “anticapitalistas, no sentido tradicional, todas as correntes do socialismo, do comunismo e do anarquismo”. Deslocando da coluna de publicação aberta artigos não-alinhados a sua bitola ideológica.

Eles podem ser socialistas, comunistas ou anarquistas. Podem até ser só “anticapitalistas” mesmo... mas que não banquem os democráticos, os independentes ou os descentralizados. O Centro de Mídia Independente usa e abusa da desonestidade ao afirmar que são o que não são. Principalmente quando se dizem descentralizados. O site é controlado por editores, que avaliam o conteúdo dos textos publicados e dão o seu aval. Por exemplo, num texto de Reinaldo Azevedo, publicado recentemente no site, os editores colocaram a seguinte legenda:

Esse artigo foi escondido porque estava em desacordo com a política editorial do site. Ele pode ser um artigo repetido (já publicado anteriormente), um artigo preconceituoso ou discriminatório, um ataque pessoal, propaganda comercial ou de partido político ou apenas um artigo que contraria a missão do CMI. Em caso de dúvida, contate o coletivo editorial: contato@midiaindependente.org


Se são centralizados, não digam que são descentralizados. Se não são independentes, que não digam que são. Se censuram, que não se declarem democráticos. Se não querem críticas, não banquem os “críticos”. A honestidade e o bom-senso agradecem.

Nenhum comentário: