Dia 5, o pólo de São Luís da Aliança Internacional de Jornalistas realizou uma roda de conversa sobre mídia digital no auditório da Escola Maranhense de Música. Durante o bate-papo, onde estiveram jornalistas, estudantes e professores, algo que me fez pensar bastante foi a fala do jornalista Celso Serrão, um dos coordenadores da Aliança.
Ele falava com o tom de deboche vazio que lhe é característico que o cenário dos blogs do Maranhão é uma reprodução do cenário da grande imprensa. Segundo ele, os mesmo jornalistas que escrevem para os grandes jornais são os que dominam a blogosfera maranhense.
Celso Serrão é coordenador, junto com os jornalistas Ramon Bezerra e Luciano Nascimento, de um grupo intitulado “Comitê Maranhense pela Democratização da Comunicação”. Por isso, pensei. Quando terminou a roda de conversa, sai para tomar um refrigerante com uns amigos e continuei pensando. Mais tarde, enquanto assistia o desfile de lingeries do Super Pop, pensei novamente.
Depois de tanto me debruçar sobre o assunto, tomei uma atitude. Resolvi escrever um blog para enfrentar a suposta hegemonia da grande mídia nos blogs maranhenses? Não. Isso eu já fiz. Fui procurar saber se o jornalista Celso Serrão também tinha feito. Fui procurar em sua página do Orkut algum endereço. Tive êxito em minha busca. O inquieto jornalista tem sim um blog. Fui lê-lo para saber se ali poderia encontrar informações que representassem uma alternativa à “manipulação” exercida pela “grande mídia”. Não, Serrão não conseguiria barrar Décio Sá com aquilo. O nome do blog é “Acabou o amor, isso aqui vai virar um inferno”, devaneios satânico-juvenis sem conteúdo não interessariam ao leitor maranhense. A não ser que esse leitor seja um psicanalista. Senti-me frustrado então. Visitei o perfil de Ramon para ver se encontrava alguma coisa. Nada. Fui no de Luciano. Nada.
Ué? A Democratização dos meios de comunicação de massa não passa também pela criação de novos meios, fomento à produção e regionalização do conteúdo produzido? Que tipo de “democratizadores” são eles? Será que eles acham que vão democratizar alguma coisa com panfletos em encontros que ninguém vai ou com blogs que ninguém lê?
Tornei a pensar...
O que falta para a blogosfera maranhense se tornar verdadeiramente democrática, não vou usar esse termo tosco. Voltando. O que falta para a blogosfera maranhense se tornar verdadeiramente diversificada são pessoas comuns ou profissionais de jornalismo, devidamente capazes, dispostos a prover ao leitor conteúdos ignorados pela mídia, ou que até a contraponha, às vezes . Tudo se resume a iniciativa pessoal, coragem e conhecimento. Muita gente já faz isso no mundo todo, falta trazer para cá. Ricardo Santos tentou fazer, mas seu anti-sarneysmo e anti-mirantismo paranóicos já se tornaram cafonas. A maioria dos outros blogs políticos do Maranhão se limitam a medíocre missão reproduzir releases e notícias de outras fontes sem nem ao menos se darem o trabalho de analisá-los.
Por que, então, aqueles que se auto-intitulam os “democratizadores da comunicação maranhense” não utilizam da liberdade que a internet lhes oferece para transmitir sua mensagem? Porque eles não têm tempo ou não têm nada a ganhar com isso (dinheiro, é... there's no free lunch)? Por que eles não têm capacidade e conteúdo? Por que isso não lhes interessa realmente? Ou por que isso ainda não passou por suas inteligências?
Ah, esses democratizadores. Se bem os conheço, não passam de castristas. Lutam por uma democracia, mas uma democracia só para si.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Obrigado, Chico. Mais uma vez você desmascarou, de forma contundente, toda a miséria dessas "alianças" que tanto vemos por aqui. E o melhor: fê-lo com um humor adstringente.
Tu só esqueceu de citar os outros blogues que fazem parte da blogosfera marnhense como o do Prof Caio,Marco D!Eça,Walter Rodrigues e do John Cutrim.
Postar um comentário