Quando o tema é imprensa, a discussão, principalmente se estiver sendo travada na academia, sempre acaba chegando à falta de pluralidade da mídia, invariavelmente na queixa da falta de espaço que supostas minorias têm nos meios de comunicação. Como se a mídia tivesse a obrigação de mostrar sempre todos os lados, ou pelo menos, dois. Não concordo. Se a pretensão de um jornal ou revista, por exemplo, é ser plural e essa for a sua razão de existir, maravilha. Agora se não for essa a intenção, azar.
Acho que a imprensa deve mostrar a verdade, os fatos, sob o ponto de vista que lhe for conveniente. E cabe ao leitor julgar a qualidade ou a relevância do que está sendo dito.
Ditar o que a mídia tem ou não tem que mostrar ou a forma que tem que tratar determinado assunto é restringir a liberdade que os detentores dos meios de comunicação têm de escolher como irão mostrar e julgar os fatos. Sim, os detentores dos meios de comunicação são seres humanos, e, pasme, também têm direitos. Eles que decidem o que irão veicular nos seus jornais, revistas, emissoras ou tudo junto. E você decide se vai acreditar ou não. Melhor ainda, você decide se vai assistir/ler/ouvir ou não. Simples, não é?
Mas e quanto as pessoas mais carentes e sem instrução? - você pode estar se perguntando. Como elas terão capacidade de discernir o que é verdade ou o que é "manipulação"? Quem tem que dar educação a essas pessoas, pergunto eu, escola ou canais de TV? E você, pessoa que se julga suficientemente livre e esclarecida para me contestar, como chegou a esse grau de discernimento: lendo ou assistindo a novela das oito?
----------------------------------------------------------------------------------
Clique aqui e leia um ótimo texto de Reinaldo Azevedo sobre o tema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Cnsidero o blogue de vcs como um dos melhores do Estado ao lado dos Blogues do Décio Sá,do Marco D'Eça,Prof. Caio, do Ricardo Santos Contraponto,Walter Rodrigues,o do John Cutrim,e o do Kenard por fim.
Esses blogues e o nhoque nhoque são leituras obrigatórias pra mim.
Vcs estão de Parabéns galera!!!!
Obrigado, Júnior. Não direi que não merecemos não porque que acho que merecemos, mas porque acho que isso não é tanto. Sim. Nós nos achamos. Haha. Um abração aê.
COITADOS...
Postar um comentário